quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Oquê é um nerd


Olá a todos, aqui estou eu novamente escrevendo mais um pensamento aleatório da minha cabeça.

Quantas vezes você, caro visitante, já ouviu a frase "Isso é coisa de Nerd"? Milhares, eu imagino. Pode ter sido em relação a você, em relação a outra pessoa, ou quem sabe talvez até você mesmo já tenha dito isso.
Pois bem, pra começar vamos tentar definir o que é um nerd. Vou pegar emprestada a definição da campanha "Sou Nerd, e daí?" criada pelos sites A Arca (
www.a-arca.com) e Judão (www.judao.com.br).

"Nerd é o cara que vai vestido com a roupa do seu personagem favorito aos encontros de anime, de RPG ou mesmo às convenções da Frota Estelar sem se preocupar com as brincadeiras e tirações de sarro das pessoas ditas 'normais'. É aquele sujeito que coleciona bonecos de robôs que se transformam em carros e não tem o menor problema com isso. É aquela pessoa que se reúne com os amigos para discutir sobre qual é a melhor encarnação do Lanterna Verde sem qualquer preocupação com o que as pessoas das outras mesas do bar vão achar da exaltada conversa.
Um nerd não é necessariamente um fanático sem vida sexual ou social - embora existam nerds assim. Mas e daí? Quem disse que ele não é um cara legal?
Um nerd pode muito bem gostar de futebol e ir a uma discoteca com os camaradas que ainda não são-nerds. Uma coisa não invalida a outra... embora acreditemos que um nerd genuíno não é o melhor dançarino da face da Terra e nem seja um graaaaaaaaande fã de esportes... :-)
Um nerd é um saudosista em potencial - afinal, isso justifica o recente 'revival' dos anos 80 que atinge a internet nos últimos anos. Por sinal, os nerds conseguem sentir saudades até daquelas coisas que eles não chegaram a vivenciar diretamente.

:: Do que um nerd gosta?
- Cinema pipoca
- Computadores
- Videogames
- Histórias em quadrinhos
- RPGs e jogos de tabuleiro
- Música (especialmente rock)
- Colecionáveis (bonecos, bustos e estátuas de seus personagens favoritos)
- Seriados
- Desenhos animados
- Literatura de fantasia e ficção científica

E por aí vai. Não que todo nerd tenha que curtir TODOS os itens acima ou SOMENTE os itens acima. Piadas infames e campeonatos de arroto também estão entre os favoritos, por exemplo... :-P"

É isso aí. Vamos começar acabando com a idéia de que Nerd = CDF. Um CDF é um cara dedicado aos estudos, e um Nerd é um cara que gosta de atividades mais ligadas à mente. São dois rótulos semelhantes? Sim, muitas pessoas que são uma coisa são também a outra, mas o termo CDF está mais ligado ao desempenho acadêmico, e o termo Nerd se refere à cultura da pessoa: seus gostos, modo de agir, e etc.

Um Nerd é uma pessoa que aprecia as coisas bem feitas, independe de se elas estão fora de "moda" ou se vão deixá-los "excluídos".

E aí que entra um problema. Muita gente não aceita isso, e solta a famosa expressão: "Coisa de Nerd!"
Star Wars e seu enredo com toda uma mitologia criada, é coisa de nerd.
Jogar RPG, um jogo onde se interpreta um personagem dentro de um mundo imaginário soltando a imaginação, é coisa de nerd.
Ter uma conversa um pouco mais intelectual, como uma discussão política/histórica, é coisa de nerd.

Tudo que estimula a mente é chamado de "coisa de nerd". A sociedade valoriza a ignorância, as pessoas se ESFORÇAM para serem burras. Quanto mais imbecil e alienado você for, mais charme de "revoltado" você vai ter, e isso vai te fazer ser enturmado. Pelo menos no mundo jovem é assim, quanto às pessoas mais velhas não sei ao certo, e portanto vou me focar no que eu conheço.

Dando um exemplo prático: Esses dias eu estava no intervalo do colégio tendo um grande debate existencial: "Quem ganharia uma luta, o Goku ou um Cavaleiro de Ouro?" Foi bem divertido, pessoas com opiniões diferentes rindo e apresentando suas teorias. E rapidamente começaram a surgir pessoas em volta olhando pra gente e comentando entre elas, apontando e rindo.

Pois sinto muito, mas prefiro manter meus gostos a me forçar a gostar do que é "aceito" só para me enturmar com um monte de gente superficial. Infelizmente muita gente acaba fazendo isso, e pessoas que eu conheço acabaram fazendo isso e me deixaram um tanto desapontado. Mas isso não é um blog de lamentação pessoal, então vamos prosseguir.

Como eu ia dizendo, a sociedade exige alienação. Se seu diálogo se limita a ficadas de fim de semana, novos hits da MTV, e fofocas em geral, você vai ser bem aceito. Por gente superficial e que não dá a mínima pra você, é claro, mas isso que é legal, afinal amizade de verdade é coisa de babaca ^^

Em minha modesta opinião, os nerds deveriam se impor mais como um grupo sólido. Não digo pra se isolarem de tudo e todos, mas não ter vergonha de assumir do que gostam, e defender suas idéias com seus argumentos. Se alguém te achar babaca por isso, é porque não merecia sua amizade, simples. A timidez é uma característica bastante presente nos nerds, eu por exemplo luto bastante contra ela. Mas é preciso fazer esse esforço... Arrisco dizer que chega a ser uma questão de honra: Se você gosta de usar sua mente, valorize-a e defenda seus princípios com vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário